Notícias

Como lutar contra a extrema-direita

Perante os ataques à Democracia – pérfida e cuidadosamente preparados – a que assistimos de momento em tantos países, perante sondagens que apresentam valores assustadores para a intenção de voto na extrema-direita, a questão que está na ordem do dia é: que fazer?
Votar, enquanto podemos. É gratuito e eficaz.
Se cada um de nós convencer um absentista a ir até à cabine de voto para votar num partido democrático, a extrema-direita perde imediatamente o impacto que tem neste momento.

Multiplicam-se peregrinações religiosas pelo cessar-fogo imediato na Palestina

As lideranças de cinco organizações de diferentes religiões terminam na próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, junto à Casa Branca, em Washington (EUA) uma peregrinação de oito dias para pressionar Biden a exigir de Israel o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
A caravana a favor do fim da guerra na Palestina reúne responsáveis religiosos, ativistas e artistas. Teve início na última quarta-feira em Filadélfia e fará paragem, no percurso, em várias cidades estado-unidenses.

O Papa está muito a favor do diaconado feminino

A teóloga italiana Linda Pocher, uma das três mulheres que participaram, a convite do Papa, na reunião do Conselho dos Cardeais que decorreu no início desta semana, garante que Francisco “está muito a favor do diaconado feminino”, ainda que a ordenação de mulheres não se encontre, pelo menos por enquanto, em cima da mesa.
Foi Pocher quem, a pedido de Francisco, coordenou a participação na reunião da bispa da Igreja Anglicana e secretária-geral adjunta da Comunhão Anglicana, Jo Bailey Wells, para que esta desse o seu contributo sobre o papel das mulheres na Igreja.

Legislativas 2024: EAPN Portugal pede que partidos coloquem combate à pobreza como «prioridade» nacional

A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza lançou hoje um apelo aos partidos, a respeito das legislativas de 10 de março, defendendo que a luta contra a pobreza e o reforço dos direitos sociais devem ser “prioridades políticas”.
“A pobreza tem múltiplas causas e ao longo dos anos Portugal não tem conseguido atacar essas causas”, refere a ONG, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Israel/Hamas: Fundação pontifícia alerta que «situação humanitária e condições de vida» dos cristãos se deterioraram com a guerra

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) denunciou que a “situação humanitária e as condições de vida” da comunidade cristã na Faixa de Gaza de “deterioraram” nos últimos meses, com o conflito entre Israel e o grupo Hamas.

Vaticano: Papa pede que educação católica vá para lá de «muros» ou «limites» das instituições

O Papa disse hoje, 1 de fevereiro, no Palácio Apostólico do Vaticano, que a educação católica implica, entre outras coisas, “a construção de um mundo melhor” e que o papel de uma universidade católica não é apenas expandir a mente e a cabeça, mas também o coração.

Extermínio na Faixa de Gaza: não esqueceremos!

O fumo negro dos crematórios dos campos de concentração é agora substituído pelas gigantescas colunas de fumo das explosões das bombas, dos mísseis e rockets. Não há comboios de vítimas transportadas como animais para o matadouro porque os locais de execução são os hospitais, as escolas, as próprias casas. Não há Conselhos Judaicos a decidir as listas dos próximos condenados aos campos, nem rusgas pelas cidades porque Gaza é um imenso gueto de onde nenhum palestino pode sair.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Neste sábado, dia 27 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta efeméride foi decidida através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005. É verdade que a cada dia do ano corresponde uma ou várias causas que se pretendem assinalar com o objetivo de chamar a atenção para um problema. Em muitas delas poucas são as pessoas que se dão conta, salvo as mais envolvidas e defensoras do dia ou causa que se pretende assinalar. Outros dias há, como este, que por aquilo que representam para a memória coletiva dos povos e das sociedades atuais e também pelo receio de que a memória se desvaneça nas gerações mais novas, continuam a ser uma referência na construção de um futuro a evitar. Isto acontece tanto ao nível dos discursos como dos comportamentos dos decisores no tabuleiro dos interesses. É verdade que o Holocausto é facilmente associado ao extermínio dos judeus (Shoá), mas temos o dever de lembrar outros, também eles exterminados e perseguidos. Sem nunca esquecer os que na sombra lutaram, resistiram, sofreram ou morreram para que outros, como nós, não fossemos vítimas do horror. Como lembrava Ursula Von der Leyen em 26 janeiro de 2023 ao assinalar o dia:
“Jamais deveremos esquecer os seis milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas assassinadas durante o Holocausto, nomeadamente centenas de milhares de ciganos.”

Os 13 países onde as crianças mais precisam de ajuda em 2024

Do Haiti à Palestina, passando pelo Sudão, pelo Afeganistão ou por Myanmar, chegamos a 2024 com “um número sem precedentes de pessoas a precisar de ajuda”, em particular crianças, assinala a UNICEF – Fundo da ONU para a Infância, nesta terça-feira, 2 de janeiro. A instituição diz ter “capacidade de levar ajuda às crianças em risco e necessitadas”, mas alerta que “a situação de fundos é sombria”, e apresenta a lista das 13 “crises que precisam de mais financiamento para o ano novo”.

A banda mongol de folk metal que quer juntar-se ao Papa para salvar o mundo

O que têm em comum os The HU, banda da Mongólia que tem vindo a conquistar os fãs de heavy metal nos cinco continentes, e o Papa? Muito mais do que possamos imaginar. Nomeada “artista para a paz” pela UNESCO em 2023, esta banda diz querer promover, através da sua música, o respeito pela diferença e a proteção da natureza. E, apesar de todos os seus elementos serem praticantes do Tengerismo – a tradicional espiritualidade indígena das estepes da Mongólia – assumem-se também fascinados por Francisco e dizem querer unir-se a ele na missão de salvar o mundo.

2023: JMJ Lisboa e Sínodo dos Bispos marcaram ano da Igreja Católica

A edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal e o processo sinodal lançado pelo Papa marcaram o ano da Igreja Católica, com particular destaque para o encontro internacional de jovens que Lisboa acolheu.

A biografia (im)possível de Jesus (que não nasceu a 25 de Dezembro?)

Quem foi Jesus? E quem é ele hoje? A cada 25 de Dezembro os cristãos celebram o seu nascimento mas, quanto à sua vida, subsistem muitas dúvidas e mistérios. Fomos saber quais as mais recentes teses sobre este “judeu marginal” que “viveu num recanto do Império Romano”.

“Humilde e generoso Peregrino da Esperança”, Tolentino Mendonça é Prémio Pessoa 2023

O júri do Prémio Pessoa decidiu atribuir o galardão deste ano ao cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, do Vaticano. “Na sua vida, ainda com muito caminho a percorrer, José Tolentino de Mendonça tem-se mantido fiel ao lema contido no título do seu mais recente livro. Tem sido um humilde e generoso Peregrino da Esperança”, justificou o júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, fazendo referência ao livro que recolhe as homilias do cardeal Tolentino na festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Portugal: Banco Alimentar dinamiza nova campanha e apela «à solidariedade de todos os portugueses»

O Banco Alimentar Contra a Fome vai realizar uma recolha de alimentos, com o mote ‘a sua ajuda pode ser o que falta à mesa de uma família’, entre esta sexta-feira e domingo, de 1 a 3 de dezembro.

Israel/Palestina: “Parem, em nome de Deus, cessem o fogo!”

O Papa apelou hoje a um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e a Palestina, evocando as crianças atingidas pela guerra, os reféns e a “gravíssima” crise na Faixa de Gaza.

PASSADIÇOS DO PAIVA COMO MELHOR ATRAÇÃO DE TURISMO DE AVENTURA DO MUNDO 2023

Os Passadiços do Paiva estão nomeados, pelo 6.º ano consecutivo, para os World Travel Awards na categoria de Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo (World’s Leading Adventure Tourist Attraction), depois de ter vencido na mesma categoria a nível europeu, no passado mês de setembro. As votações abriram dia 16 de outubro e decorrem até 17 de novembro em https://bit.ly/3FdoeRz. Vote!

Mediterrâneo: Francisco denuncia «terrível chaga» do tráfico de pessoas

“Contra a terrível chaga da exploração de seres humanos, a solução não é rejeitar, mas assegurar, segundo as possibilidades de cada qual, um largo número de entradas legais e regulares, sustentáveis graças a um acolhimento équo por parte do continente europeu, no contexto duma colaboração com os países de origem”, declarou, no Palácio do Farol da cidade francesa, onde presidiu à sessão conclusiva dos Encontros do Mediterrâneo (Rencontres Méditerranéennes), promovidos pela Arquidiocese de Marselha.

JMJ 2023: Papa viveu «dias inesquecíveis», com mensagens para todos e desafios aos jovens

A viagem de cinco dias, a maior de um pontífice a Lisboa, incluiu um “obrigado, Lisboa”, que Francisco apresentou como a “cidade dos sonhos”.

Sejam “surfistas do amor”!

O Papa Francisco despediu-se dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude e da própria JMJ Lisboa 2023 com uma curta incursão nas ondas da Nazaré: “Como muitos de nós sabemos, a norte de Lisboa existe uma vila, a Nazaré, onde se podem admirar ondas que chegam a atingir trinta metros de altura e que são uma atração mundial, especialmente para os surfistas que as desafiam”, afirmou.

Do medo ao sonho – JMJ: dez notas ao cair do pano

No fecho de uma intensa semana de surpresas, descobertas, gestos e, sobretudo, muitas emoções, há que dar tempo para assimilar tudo o que aconteceu. Mas pode-se já alinhavar algumas reflexões, notas conclusivas e, igualmente, interrogações, sob a forma de palavras-chave.

Sexto e último dia da JMJ Lisboa 2023

O Papa deixou aos peregrinos uma mensagem de envio e coragem para viver os seus sonhos: “Caros jovens, gostava de olhar para os olhos de cada um de vocês e dizer-vos ´Não tenham medo!´”

Encontro de Voluntários com o Papa Francisco

Obrigado ao Patriarca de Lisboa pelas suas palavras, a D. Américo Aguiar e a todos vós por terem trabalhado tanto e tão bem, que tornaram estes dias inesquecíveis. Trabalharam durante meses, discretamente, sem barulho nem protagonismo, para que pudéssemos estar aqui todos a cantar juntos: “Jesus vive e não nos deixa sós: jamais deixaremos de amar”. Não foi apenas isto, vocês foram o exemplo de uma equipa que trabalha em conjunto. E vocês, mais do que um trabalho, fizeram um serviço, obrigado. O serviço que a Virgem Maria prestou quando se levantou e partiu sem demora para servir a sua prima Isabel, sentindo a urgência de partilhar a alegria no serviço. Partilhar a alegria e o serviço.

Homilia do Papa Francisco na Missa de Envio

As palavras do Apóstolo Pedro no Monte da Transfiguração são as mesmas que, depois destes dias intensos, queremos fazer nossas: «Senhor, é bom estarmos aqui!» (Mt 17, 4). Foi bom o que experimentámos com Jesus, o que vivemos juntos e como rezámos. Mas, depois destes dias, perguntamo-nos: Que levamos connosco quando regressarmos ao vale da vida quotidiana?
A partir do Evangelho que ouvimos, quero responder a esta pergunta com três verbos: resplandecer, ouvir, não temer.

Discurso do Papa Francisco na Vigília

Alegra-me ver-vos. Obrigada por terem viajado, por terem caminhado, obrigada por estarem aqui! E penso que também a Virgem Maria teve de viajar para ver Isabel: «partiu e foi apressadamente» (Lc 1,39). Perguntamo-nos: porque se levanta Maria e vai depressa ver a sua prima? Claro, acaba de saber que a sua prima está grávida, mas ela também está. Porque é que então há de ir se ninguém lho pediu? Maria realiza um gesto que não lhe é pedido, não é obrigatório. Maria vai porque ama e «aquele que ama, voa, corre e alegra-se» (A Imitação de Cristo, III, 5). É isso que nos faz o amor. A alegria de Maria é dupla, tinha acabado de receber o anúncio do Anjo, de que iria receber o Redentor e também a notícia de que a sua prima está grávida. É curioso, em vez de pensar em si pensa no outro. Porquê? Porque a alegria é missionária, a alegria não é para um só, é para levar algo, e pergunto-vos, vocês que estão aqui, que vieram encontrar-se, procurar a mensagem de Cristo, procurar um sentido lindo para a vida. Vão deixar que isto fique só para vocês ou vão levá-lo aos outros?

Discurso do Papa Francisco em Fátima

Rezámos o Terço, uma oração bela e viva, porque nos põe em contacto com a vida de Jesus e de Maria. E meditámos os mistérios da alegria, que nos recordam que a Igreja só pode ser uma casa alegre. A pequena capela em que nos encontramos é como uma bela imagem da Igreja: acolhedora, sem portas. A Igreja não tem portas, para que todos possam entrar. E também aqui podemos insistir que todos podem entrar. Porque esta, é a casa da mãe e o coração de uma mãe está sempre aberto a todos os seus filhos. Todos, todos, todos. Sem exclusão.

Papa fala aos jovens na Via-Sacra

Jesus é “o caminho” (Jo 14,6), e nós vamos caminhar com ele. Porque, quando estava entre nós, Ele caminhava, Jesus caminhava. Caminhava curando os doentes, cuidando dos pobres, fazendo justiça. Andava a pregar, a ensinar. Jesus caminha, mas o caminho que está mais gravado nos nossos corações é o caminho do Calvário, o caminho da cruz. E hoje vão em oração, nós, eu também, em oração renovar o caminho da cruz. E olhemos para Jesus que passa e caminhemos com ele. O caminho de Jesus é Deus saindo de si mesmo, saindo de si mesmo para caminhar entre nós. O que ouvimos tantas vezes na missa, o Verbo fez-se carne e caminhou entre nós, lembram-se? E o Verbo fez-se homem e caminhou entre nós. E fá-lo por amor.

Discurso do Papa Francisco na Serafina

Obrigado pelos vossos testemunhos, dos quais gostaria de sublinhar três aspetos: fazer o bem juntos, agir concretamente e estar perto dos mais frágeis. Por outras palavras, fazer o bem em conjunto. Agir concretamente, não apenas com ideias, mas concretamente. E estar perto dos mais frágeis.

Papa Francisco: “na Igreja há espaço para todos”

Bem-vindos! Bem-vindos e obrigado por estarem aqui, estou feliz por vos ver! Estou feliz por ouvir o barulho agradável que fazeis e por poder deixar-me contagiar pela vossa alegria. É bonito estarmos juntos em Lisboa; fostes chamados por mim, pelo Patriarca – a quem agradeço as palavras – pelos vossos bispos, sacerdotes, catequistas, animadores… Agradeçamos a todos os que vos chamaram e a todos os que trabalharam para tornar possível este encontro, e fazemo-lo com uma salva de palmas! Mas, acima de tudo, foi Jesus que vos chamou, por isso agradeçamos a Jesus com mais uma salva de palmas!

Papa Francisco no CCB

Lisboa é a “capital do mundo” nestes dias e o local cuja fronteira com o oceano dá o mote ao início do discurso, pois, como refere o Santo Padre, “lembra a importância do conjunto, de conceber as fronteiras, não como limites que separam, mas como zonas de contacto”.

Esta é a primeira JMJ para “nativos digitais”. O que é, quem vem, de que se vai falar?

Um milhão de pessoas está em Lisboa, entre dia 31 de Julho e 6 de Agosto, para participar na Jornada Mundial da Juventude. Mas o que é este evento que vai trazer mais de um milhão de católicos e o próprio Papa Francisco à capital portuguesa?

Se da Síria é difícil vir à JMJ, faz-se uma JMJ na Síria

Há quem vá acompanhar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 pela televisão ou através das redes sociais, e há os que estão a organizar a sua própria Jornada… não porque queiram concorrer com o maior encontro de jovens com o Papa, mas porque estão impossibilitados de vir a Lisboa e ainda assim querem experienciar um pouco do espírito que ali se vai viver. Assim, na cidade de Saydnaya, nos arredores de Damasco, terá lugar de 1 a 6 de agosto, a JMJ Síria.

Papa terá em Lisboa encontro com líderes de outras confissões religiosas

O Papa Francisco irá encontrar-se com líderes e representantes de confissões religiosas radicadas em Portugal, naquilo que será um acrescento ao programa oficial anteriormente divulgado, soube o 7MARGENS em primeira mão. O encontro acontecerá na sexta-feira, dia 4, às 11h30, e contará com a participação de quase dezena e meia de líderes. Decorrerá na nunciatura apostólica (embaixada) do Vaticano em Lisboa, e dará visibilidade pública a uma dimensão que o Papa tem promovido em praticamente todas as suas viagens: a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso.

JMJ planta árvores associadas a famílias religiosas

De forma a assinalar a presença do Papa Francisco em Lisboa no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, no dia 2 de agosto de 2023 às 18:30h, haverá uma cerimónia de plantação de árvores associadas a seis grandes famílias religiosas – Taoísmo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islão, no Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa.

Encontro de voluntários – Missa dos Voluntários da JMJ 2023 no Estoril

Vindos de mais de 140 países, dezenas de milhares de voluntários reuniram-se no Estoril para uma Missa presidida pelo cardeal patriarca, D. Manuel Clemente.

Igreja/Cinema: Filme «A viagem de Papa Francisco» estreia em Portugal

O filme “In viaggio” (Em viagem), do cineasta Gianfranco Rosi, dedicado às viagens internacionais de Francisco, estreia, dia 27 deste mês, nas salas de cinema em Portugal.
A obra foi apresentada, fora da competição, no 79.º Festival Internacional de Veneza e estreou-se, simbolicamente, na festa de São Francisco de Assis.

JMJ Lisboa 2023: Encontro com o Papa é «oportunidade de mostrar ao mundo a arte portuguesa»

O Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 apresentou os paramentos e objetos litúrgicos que vão ser usados nas cerimónias religiosas, falando numa “oportunidade de mostrar ao mundo a arte portuguesa”.

Igreja: Participação de peregrinos lusófonos vai ser marca da JMJ Lisboa 2023

A edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, de 1 a 6 de agosto, vai ter a marca da lusofonia, com peregrinos de Angola e Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste.

Igrejas unem-se para pedir ajuda alimentar para a Etiópia

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Caritas Internationalis, a ACT Alliance, a Aliança Evangélica Mundial e a Federação Luterana Mundial juntaram-se para protestar contra a decisão da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), e consequentemente do Programa Alimentar Mundial da ONU de suspenderem o fornecimento de comida à Etiópia.

Novo patriarca a 10 de Agosto, posse dia 2 de Setembro

O novo patriarca de Lisboa poderá ser anunciado já no próximo dia 10 de Agosto e a posse ocorrer em 2 de Setembro, garantem ao 7MARGENS várias fontes eclesiásticas. Ou seja, a nomeação oficial pode ocorrer quatro dias após o regresso do Papa Francisco a Roma, depois de presidir aos últimos atos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa de 1 a 6 de Agosto.

Patronos da Jornada Mundial da Juventude

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude escolheu 13 Patronos para o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. São mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Corpo de Deus: Igreja celebra publicamente «tesouro» da Eucaristia

As dioceses portuguesas celebram esta quinta-feira a solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como Corpo de Deus, uma festa com raízes medievais. Esta festa litúrgica começou a ser celebrada em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios.

Programa da visita do Papa Francisco a Portugal durante a Jornada Mundial da Juventude

A Santa Sé divulgou o programa da visita do Papa Francisco a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023!

Papa encontra-se com refugiados na Católica e vai a Cascais conhecer projecto de inclusão através das escolas

A viagem do Papa a Portugal entre 2 e 6 de Agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude que começará oficialmente no dia 1, incluirá uma visita à Universidade Católica Portuguesa (UCP). O programa, que será oficialmente divulgado na manhã desta terça-feira, 6, no Vaticano e em Lisboa, inclui uma ida ao concelho de Cascais, soube também o 7MARGENS, para que Francisco possa conhecer a aplicação, em Portugal, do Scholas Occurrentes (“escolas de vizinhos”), um processo pedagógico que usa a arte, a tecnologia e o desporto para promover a inclusão social, e que foi lançado pelo actual Papa quando ainda era arcebispo de Buenos Aires

Igreja/Media: Vaticano lança «guia» para promover presença nas redes sociais

O Vaticano lançou hoje, 29 de maio, um documento sobre a presença dos católicos nas redes sociais, apelando à construção de novos modelos, que superem a lógica das “bolhas” e transformem um “ambiente digital tóxico”.
“Temos de reconstruir os espaços digitais, para que se tornem ambientes mais humanos e saudáveis”, refere o texto intitulado ‘Rumo à presença plena. Uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais’.

Católicos de Lisboa escrevem ao Vaticano para traçar perfil do próximo patriarca

Um bispo que seja “uma voz profética”, que “promova uma Igreja sinodal”, que “saiba escutar e dialogar”, que seja “um homem de comunhão”, que tenha “capacidade de governar, usando de criatividade pastoral” e que “seja um homem prudente e de coragem”. Estes são alguns dos pontos que um grupo de católicos da área do patriarcado de Lisboa apontam como necessários ao futuro patriarca de Lisboa, e que sugerem num documento que foi enviado ao Dicastério para os Bispos (DB), no Vaticano, e ao núncio apostólico (representante da Santa Sé), em Lisboa.

Ser Família de Acolhimento na JMJ

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal (Dioceses de Acolhimento) que generosamente pretendam receber peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Seja uma das Famílias de Acolhimento e deixe a Jornada Mundial da Juventude entrar em sua casa!

Papa aos jovens: Sigam em frente!

A menos de 100 dias da JMJ, o Papa Francisco dedicou uma mensagem a todos os jovens: “Preparem-se para este momento entusiasmante, ponham lá a vossa esperança, porque se cresce muito numa Jornada como esta.” Fazer parte do universo da JMJ é, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento na relação com Deus e com os outros. Não percas esta oportunidade!

Monumentos iluminados e sinos a rebate: 100 dias para a JMJ

Às 20h23 deste domingo, 23 de abril, será assinalada a “Hora JMJ”, no momento “em que faltarão exatamente 100 dias para o encontro internacional a decorrer em Lisboa com jovens de todo o mundo”, divulgou a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), através de comunicado da sua agência de comunicação.

Lisboa 2023: Mais de 80 espaços acolhem «Festival da Juventude», com propostas culturais dos cinco continentes

JMJ vai ter «Cidade da Alegria», em Belém, e vários pontos de encontro, do Parque Eduardo VII ao Parque Tejo.

Papa preside a Missa do Domingo de Ramos, com oração pelas vítimas da guerra

Os olhos do mundo vão estar voltados para a Praça de São Pedro, onde o Papa preside à Missa, após quatro dias de internamento. Uma experiência especial, que mostrou o coração de pastor de Francisco, em especial no abraço ao casal de pais que tinha acabado de perder uma filha. Uma imagem que vale por mil palavras, até porque há momentos em que as palavras sobram.

Por cá, depois da Festa da Juventude em Aveiro, os símbolos da JMJ iniciam uma nova etapa da sua peregrinação em território português, chegando a Coimbra.

A nossa programação tem muito para lhe oferecer: a subida dos bens alimentares e o impacto da inflação é o tema em destaque no Programa ’70×7′, pelas 17h30, na RTP2. Na Antena 1, pelas 06h00, conversamos com o cónego João Aguiar Campos, no seu 50.º aniversário de ordenação sacerdotal. E na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, o convidado é o padre Joaquim Santos, coordenador da Comissão Sinodal da Diocese do Porto, no momento em que o Sínodo 2021-2024 entra numa nova etapa.

Recepção dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Coimbra

A Semana Santa, nas circunstâncias que marcam a vida da Igreja em Portugal, é o tema para entrevista a Isabel Figueiredo e Paula Margarida, emitida no programa Ecclesia, na RTP2, pelas 15h00.
Este Domingo de Ramos ficou marcado também pela chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Diocese de Coimbra. Um mês de peregrinação que acompanhamos na Agência ECCLESIA, desde o primeiro dia.

Vaticano: Papa lança grito contra a «indiferença», no início da Semana Santa

“Peçamos hoje esta graça: saber amar Jesus abandonado e saber amar Jesus em cada abandonado, em cada abandonada. Peçamos a graça de saber ver e reconhecer o Senhor que continua a clamar, neles. Não permitamos que a sua voz se perca no silêncio ensurdecedor da indiferença”, disse, na homilia da Missa do Domingo de Ramos, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

“Para nós, discípulos do Abandonado, ninguém pode ser marginalizado, ninguém pode ser deixado por sua conta”, acrescentou.

Francisco presidiu à celebração que marca o início da Semana Santa, após ter recebido alta, este sábado, do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde quarta-feira.

Liturgia: Igreja celebra «Semana Maior», rumo à Páscoa

Nas ruas, nas igrejas, nas famílias, nos palcos, nos meios de comunicação social… Esta é a Semana Maior! E assim começou, neste Domingo de Ramos: nas catedrais, igrejas e capelas começaram as celebrações da Semana Santa, memória da condenação, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Referencias essenciais da fé cristã? Sim, sem dúvida, mas também da civilização que construímos em cada dia e que tem por referência principal a vida de Cristo, que nos chega através do Evangelho.

Cinema: “In viaggio”, um retrato do papa Francisco através das suas viagens

A 16.ª Festa do Cinema Italiano apresenta a 2 de abril, em Lisboa, “In viaggio”, documentário de 80 minutos realizado em 2022 pelo cineasta Gianfranco Rosi, em torno às 37 viagens apostólicas realizadas pelo papa Francisco.
Combinando, com um conseguido “mash-up”, material de arquivo do Vaticano com filmagens inéditas do realizador, convidado para seguir algumas das missões papais, “In viaggio” segue uma linha precisa que se centra nos temas do pontificado de Francisco

Sínodo: A Igreja nasceu e renascerá dos debates. É preciso libertar a palavra e encorajar o pensamento

Desde que começou a estação sinodal na Igreja católica, o mantra da escuta repete-se obsessivamente. É verdade, sofremos de um défice de escuta. Temos de aprender a escutar. Com a cabeça e sobretudo com o coração, com a alma. A escuta liberta da autorreferencialidade, requer mais empatia e esvazia o nosso narcisismo desenfreado.

Vaticano: «Água não pode ser motivo de guerras», alerta Francisco

O Papa assinalou ontem, 22 de março, no Vaticano, o Dia Mundial da Água, pedindo que a comunidade internacional se mobilize em defesa deste “bem primário”. “A água não pode ser objeto de desperdício, abusos ou motivo de guerras, mas deve ser preservada em nosso benefício e no das gerações futuras”, disse, no final da audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco apontou à Conferência da Água 2023, que começou ontem, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a primeira do género desde 1977.

Crises relacionadas à água colocam em risco 190 milhões de crianças, diz Unicef

Relatório aponta que doenças, mudança climática e falta de serviços de saneamento e higiene afetam especialmente 10 países da África Ocidental e Central, regiões com maior insegurança hídrica e climática do mundo; estudo é divulgado às vésperas da Conferência da Água, de 22 a 24 de março.

Papa em “conversa intimista” com jovens no novo documentário da Disney+

Recebe um salário? Tem telemóvel? Sabe o que é uma pessoa não-binária? Estas são apenas algumas das perguntas que um grupo de jovens coloca ao Papa no novo documentário da Disney+, com estreia marcada na plataforma de streaming para o próximo dia 5 de abril, quarta-feira da Semana Santa. Intitulado, “Amén: Francisco Responde”, o filme revela uma “conversa inédita e intimista”, onde são abordados temas que afetam particularmente a juventude, dos abusos de menores ao bullying, passando pela homossexualidade, o papel da mulher ou a perda de fé. Ver trailer

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo. “Vítimas… Que são tantas!”

Foi na madrugada do dia 11 de Março de 2004. Num espaço de tempo de poucos minutos, atentados terroristas em várias estações dos comboios suburbanos de Madrid tiravam a vida a 193 pessoas e feriram mais de 2.000, números que poderiam ter subido se as forças de segurança não tivessem descoberto mais três engenhos que estariam preparados para serem detonados quando chegassem aos locais os primeiros socorros às vítimas. Poucos dias passados, o Conselho Europeu instituiu o 11 de Março como “Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo”.

Arouca Geopark- Candidaturas abertas para concurso de fotografia “Passadiços do Paiva”

O Município de Arouca, a Associação Geoparque Arouca e o proprietário das páginas de Facebook e Instagram Passadiços de Portugal promovem a 1.ª edição do concurso fotográfico “Passadiços do Paiva”. As vinte melhores fotografias apresentadas a concurso darão origem a uma exposição a ocorrer no Museu Municipal de Arouca. As candidaturas decorrem até 25 de março.

Arouca Geopark e Jornada Mundial da Juventude plantam vida na Sra da Mó

Nem o frio afastou as cerca de 120 pessoas que, no passado sábado, 28 de janeiro, se deslocaram ao monte da Sra. da Mó e colocaram as mãos na terra com o objetivo de plantar 1200 plantas de diferentes espécies autóctones [carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber), amieiro (Almus lusitanica) e salgueiro (Salix atrocinerea)].

Chineses não “tiram as mãos” de África e intensificam extração de minerais

Os veementes apelos do Papa Francisco, no Congo, para que os grandes interesses internacionais retirassem as “garras” das riquezas dos povos africanos aparentemente não chegaram à China. Segundo informa a agência Asia News, as empresas chinesas buscam em África minerais estratégicos para responder à procura de carros elétricos e híbridos no seu país.

IRÃO: YASAMAN ARYANI LIBERTADA

Em 2019, esta ativista iraniana e a sua mãe, foram injustamente condenadas a 16 anos de prisão apenas por manifestações pacíficas contra as leis abusivas e discriminatórias do uso forçado do véu no Irão – uma dessas ações, foi a distribuição de rosas brancas no metro de Teerão, no dia da mulher.
No passado dia 15 de Fevereiro, Yasaman Aryani e a sua mãe, saíram em liberdade e hoje podemos todos celebrar graças a todas as pessoas que no mundo se mobilizaram.

Vaticano: Papa pede fim dos «cruéis sofrimentos» do povo ucraniano

O Papa recordou hoje, 15 de fevereiro, no Vaticano, as vítimas da guerra da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022 com a invasão russa, apelando ao fim do sofrimento da população.
“Não nos esqueçamos do querido e martirizado povo da Ucrânia, rezando para que os seus cruéis sofrimentos possam terminar quanto antes”, disse Francisco, no final da audiência pública semanal, que decorreu no Auditório Paulo VI.

Vaticano: Papa volta a afastar cenário de renúncia e diz que resignação nunca será «moda»

O Papa voltou a descartar o cenário de uma renúncia ao pontificado, em conversas com jesuítas africanos, divulgadas hoje pela revista ‘Civiltà Cattolica’, da Companhia de Jesus.

“Os Papas demissionários não se devem tornar, digamos assim, uma moda, algo normal”, referiu Francisco, durante a sua viagem à República Democrática do Congo e Sudão do Sul, que decorreu entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro.

As pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam morte continuam a prosperar

“Bunia, Beni-Butembo, Goma, Masisi, Rutshuru, Bukavu, Uvira… são lugares que os meios de comunicação internacionais quase nunca mencionam”, mas que Francisco fez questão de nomear na tarde desta quarta-feira, 1 de fevereiro.

Óscar Benavidez, o pároco de Mulukukú, condenado a 10 anos de prisão por dar opinião nas redes sociais

Óscar Benavidez tornou-se o primeiro padre condenado sob a figura de conspiração e cibercrimes, crimes inventados pelo regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo para prender opositores e todos aqueles que opinam contra o mesmo.

Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração

No passado mês de agosto, o Papa manifestou a sua “preocupação e tristeza” pela situação vivida na Nicarágua, e em setembro, os provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe escreveram uma carta aberta a pedir o fim da repressão no país. O Parlamento Europeu exigiu a libertação do bispo Rolando Álvarez, bem como uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.

Papa Francisco no Congo: A ousadia de mostrar ao mundo o que o mundo não quer ver

O Papa acaba de embarcar naquela que tem sido descrita como uma das viagens mais ousadas do seu pontificado, mas cujos riscos associados não foram motivo suficiente para que abdicasse de a fazer.

Mais do que uma viagem, esta é uma missão de paz.

E no Congo, em particular, onde os conflitos já custaram a vida de mais de seis milhões de pessoas e cuja região leste tem sido atingida por uma violência sem precedentes, a presença do Papa será determinante para mostrar a toda a comunidade internacional aquilo que ela parece não querer ver.

Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!

De acordo com estimativas citadas pelo Vatican News, os conflitos no Sudão do Sul já fizeram cerca de 400 mil vítimas e mais de dois milhões de deslocados internos, aos quais se somam 2,3 milhões de sul-sudaneses obrigados a fugir para países vizinhos, sobretudo para o Uganda, mas também para o Sudão e a Etiópia. Ao todo, cerca de 8,9 milhões de sul-sudaneses precisam agora de ajuda, enquanto os conflitos étnicos continuam em várias partes do país.

Tirem as mãos do Congo! Tirem as mãos de África

Será que sem a permanente reflexão que cabe às COMISSÕES JUSTIÇA E PAZ de cada Igreja Local poderá o Papa PÔR MÃO em tanta desumanidade?

“Tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África! Chega de sufocar a África!” O grito é do Papa Francisco que, no seu primeiro discurso depois de chegar à República Democrática do Congo (RDC), na tarde desta terça-feira, 31 de Janeiro, afirmou que África “não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear”

Direitos Humanos – Três anos após crise, enviada especial da ONU a Mianmar pede união internacional

A crise política em Mianmar entra hoje, 1 de fevereiro, no terceiro ano do golpe perpetrado pela junta militar.
É necessário libertar todos os presos políticos e ajudar a minoria Rohingya. No final de 2022, mais de 15,2 milhões de birmaneses sofriam com insegurança alimentar. Atualmente, mais de 17,5 milhões de birmaneses estão a precisar de ajuda humanitária comparado a 1 milhão antes do golpe. Segundo o Banco Mundial, 40% das pessoas no país estão vivendo abaixo da linha da pobreza.

Qualquer tentativa de destruir a Rússia significará o fim do mundo?

SERÁ ENTÃO QUE A HUMANIDADE SÓ ESTARÁ A SALVO QUANDO TODOS DISSEREM AMÉN AO SR. CIRILO PARA QUE ELE DIGA AMÉN AO SR. PUTIN…?

Frente a tanto sofrimento e destruição que atinge toda a Humanidade, não se deveria procurar ver, nesta SEMANA DE UNIDADE DOS CRISTÃOS, quem estará, de facto, a destruir a Rússia…?

Será que não caberia às COMISSÕES JUSTIÇA E PAZ de cada IGREJA LOCAL responder a essa questão…?

Como em todas as grandes ” calamidades da História” não se revelarão também aqui certos PECADOS DE OMISSÃO…?

Hoje, 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto,

Irene Pimentel, historiadora e Prémio Pessoa: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto.

“Os tempos atuais são muito desafiantes… Nunca pensei chegar a esta altura e assistir ao que assisto! Continua a haver pessoas que votam em ditadores…”, diz Irene Pimentel. É por isso que é levada a concluir que “a História nos ensina muito pouco”. Ou talvez sejam as pessoas que teimam em não aprender com ela.

Nunca é demais lembrar – Hoje, 23 de janeiro, é o Dia Mundial da Liberdade

A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.

Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Artigo 2.º: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

Papa envia mensagem aos 400 mil inscritos na JMJ Lisboa

São já 400 mil os jovens que iniciaram a inscrição para a JMJ Lisboa 2023 e o Papa gravou para eles uma mensagem em vídeo, que acaba de ser divulgada no site da jornada. Nela, Francisco diz alegrar-se “que tantos jovens venham porque precisam de participar”, anima outros a seguir o exemplo e pede a todos: “que nesta Jornada aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além”.

Dia Internacional da Educação dedicado a meninas e mulheres afegãs

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, dedica o Dia Internacional da Educação deste ano às meninas e mulheres afegãs.
Atualmente, 80% delas, em idade escolar, estão fora da escola, por causa da decisão das autoridades de facto de negar o acesso à educação secundária e superior.

A guerra esquecida em Cabo Delgado: soldados queimam cadáveres

A Amnistia Internacional (AI) denunciou a violência que contra civis, execuções extrajudiciais e outras violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional que continuam a ocorrer em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique.

ONG sugere taxar bilionários do setor alimentar para combater a fome em África

A Organização Não-Governamental (ONG) Oxfam disse esta segunda-feira que bastam duas semanas dos lucros obtidos pelos bilionários do setor alimentar para garantir o financiamento pedido pela ONU para combater a fome na África Oriental.

Materiais das armas que matam os birmaneses importados da Europa e EUA

A junta militar de Myanmar (Birmânia) tem vindo a massacrar o seu povo com armas fabricadas com materiais e componentes que lhe estão a ser vendidos por pelo menos 13 países, que incluem três da União Europeia, os Estados Unidos da América, o Japão, a Rússia e a China.

Taxar os bilionários para atender às necessidades de 99 por cento da população

Em dez anos, a riqueza dos bilionários quase duplicou e os mais ricos (1 por cento da população) concentram nas suas mãos o dobro da riqueza detida por 99 por cento dos habitantes do mundo inteiro.
Ficaria insensível ARISTIDES, frente a estas notícias…?

Unicef: alunos mais ricos são mais beneficiados por fundos para educação

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, divulgou um novo relatório revelando que crianças de famílias mais pobres são menos beneficiadas por financiamentos do governo para educação pública.

Quer assinar o livro de condolências de Bento XVI?

Segundo informou o Vaticano, o papa emérito Benedicto XVI faleceu às 9h34, hora italiana, deste sábado, 31 de dezembro de 2022. O seu corpo está na basílica de São Pedro para que os fiéis possam dar-lhe o último adeus.

Se não fazemos a paz, AGORA, que todos a desejam – QUANDO A IREMOS FAZER…?

Juntos, vamos fazer de 2023 um ano em que a paz seja restaurada nas nossas vidas, nos nossos lares e no nosso mundo..

Papa condena “ventos de guerra” que ameaçam humanidade

No Vaticano, na sua mensagem urbi et orbi, o Papa Francisco referiu-se aos ventos “gélidos” de guerra que ameaçam a humanidade, evocando precisamente o conflito que se desenrola na Ucrânia e o impacto que ele tem nas populações mais pobres do mundo. Desafiando Israel e Palestina a retomar o diálogo, Francisco referiu ainda o Líbano, a região africana do Sahel, o Iémen, Mianmar, o Irão e o Haiti, apelando ao fim do “derramamento de sangue”.

Em Guadalajara, México, católicos e judeus uniram-se para servir 40 mil jantares de Natal

A iniciativa, intitulada “10 mil Natais em um”, realiza-se pelo quarto ano consecutivo, e nunca tinha chegado a tantas famílias carenciadas como desta vez.

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

O local parece datar de entre os séculos VI e VIII e poderá fornecer chaves importantes para conhecer a influência cristã naquela área e em todo a região do Golfo, segundo o  Vatican News.

Jornada da Juventude 2023inscrições abertas

O Papa Francisco inscreveu-se, a 23 de outubro, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. É o primeiro peregrino do evento que vai ter lugar de 1 a 6 de agosto do próximo ano, em Lisboa

19 de outubro de 2021Aristides de Sousa Mendes recebe honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe honras de Panteão Nacional, em Lisboa.

março de 2021Requalificação e musealização da Casa do Passal – Aprovada candidatura 

Foi finalmente aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Carregal do Sal do Projeto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal.

março de 2021Senado americano homenageia Aristides de Sousa Mendes

Resolução comemorativa homenageia o trabalho humanitário de Aristides de Sousa Mendes, aprovada por unanimidade pelo Senado dos Estados Unidos da América.

17 de junho de 2020Papa Francisco evoca exemplo de Aristides de Sousa Mendes

O Papa assinalou hoje no Vaticano o Dia da Consciência, data que evoca a figura do português Aristides Sousa Mendes, que salvou milhares de pessoas do holocausto nazi, durante a II Guerra Mundial.

julho de 2017 – Descendentes de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes recebidos em Belém

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no Palácio de Belém, um grupo de descendentes de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes

abril de 2017Presidente da República condecorou Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa homenageou Aristides de Sousa Mendes condecorando-o, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, tendo o seu neto Gerald Tremblay de Sousa Mendes recebido as insígnias.