Notícias

Ser Família de Acolhimento na JMJ

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal (Dioceses de Acolhimento) que generosamente pretendam receber peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Seja uma das Famílias de Acolhimento e deixe a Jornada Mundial da Juventude entrar em sua casa!

Papa aos jovens: Sigam em frente!

A menos de 100 dias da JMJ, o Papa Francisco dedicou uma mensagem a todos os jovens: “Preparem-se para este momento entusiasmante, ponham lá a vossa esperança, porque se cresce muito numa Jornada como esta.” Fazer parte do universo da JMJ é, sem dúvida, uma oportunidade de crescimento na relação com Deus e com os outros. Não percas esta oportunidade!

Monumentos iluminados e sinos a rebate: 100 dias para a JMJ

Às 20h23 deste domingo, 23 de abril, será assinalada a “Hora JMJ”, no momento “em que faltarão exatamente 100 dias para o encontro internacional a decorrer em Lisboa com jovens de todo o mundo”, divulgou a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), através de comunicado da sua agência de comunicação.

Lisboa 2023: Mais de 80 espaços acolhem «Festival da Juventude», com propostas culturais dos cinco continentes

JMJ vai ter «Cidade da Alegria», em Belém, e vários pontos de encontro, do Parque Eduardo VII ao Parque Tejo.

Papa preside a Missa do Domingo de Ramos, com oração pelas vítimas da guerra

Os olhos do mundo vão estar voltados para a Praça de São Pedro, onde o Papa preside à Missa, após quatro dias de internamento. Uma experiência especial, que mostrou o coração de pastor de Francisco, em especial no abraço ao casal de pais que tinha acabado de perder uma filha. Uma imagem que vale por mil palavras, até porque há momentos em que as palavras sobram.

Por cá, depois da Festa da Juventude em Aveiro, os símbolos da JMJ iniciam uma nova etapa da sua peregrinação em território português, chegando a Coimbra.

A nossa programação tem muito para lhe oferecer: a subida dos bens alimentares e o impacto da inflação é o tema em destaque no Programa ’70×7′, pelas 17h30, na RTP2. Na Antena 1, pelas 06h00, conversamos com o cónego João Aguiar Campos, no seu 50.º aniversário de ordenação sacerdotal. E na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, o convidado é o padre Joaquim Santos, coordenador da Comissão Sinodal da Diocese do Porto, no momento em que o Sínodo 2021-2024 entra numa nova etapa.

Recepção dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Coimbra

A Semana Santa, nas circunstâncias que marcam a vida da Igreja em Portugal, é o tema para entrevista a Isabel Figueiredo e Paula Margarida, emitida no programa Ecclesia, na RTP2, pelas 15h00.
Este Domingo de Ramos ficou marcado também pela chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Diocese de Coimbra. Um mês de peregrinação que acompanhamos na Agência ECCLESIA, desde o primeiro dia.

Vaticano: Papa lança grito contra a «indiferença», no início da Semana Santa

“Peçamos hoje esta graça: saber amar Jesus abandonado e saber amar Jesus em cada abandonado, em cada abandonada. Peçamos a graça de saber ver e reconhecer o Senhor que continua a clamar, neles. Não permitamos que a sua voz se perca no silêncio ensurdecedor da indiferença”, disse, na homilia da Missa do Domingo de Ramos, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

“Para nós, discípulos do Abandonado, ninguém pode ser marginalizado, ninguém pode ser deixado por sua conta”, acrescentou.

Francisco presidiu à celebração que marca o início da Semana Santa, após ter recebido alta, este sábado, do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde quarta-feira.

Liturgia: Igreja celebra «Semana Maior», rumo à Páscoa

Nas ruas, nas igrejas, nas famílias, nos palcos, nos meios de comunicação social… Esta é a Semana Maior! E assim começou, neste Domingo de Ramos: nas catedrais, igrejas e capelas começaram as celebrações da Semana Santa, memória da condenação, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Referencias essenciais da fé cristã? Sim, sem dúvida, mas também da civilização que construímos em cada dia e que tem por referência principal a vida de Cristo, que nos chega através do Evangelho.

Cinema: “In viaggio”, um retrato do papa Francisco através das suas viagens

A 16.ª Festa do Cinema Italiano apresenta a 2 de abril, em Lisboa, “In viaggio”, documentário de 80 minutos realizado em 2022 pelo cineasta Gianfranco Rosi, em torno às 37 viagens apostólicas realizadas pelo papa Francisco.
Combinando, com um conseguido “mash-up”, material de arquivo do Vaticano com filmagens inéditas do realizador, convidado para seguir algumas das missões papais, “In viaggio” segue uma linha precisa que se centra nos temas do pontificado de Francisco

Sínodo: A Igreja nasceu e renascerá dos debates. É preciso libertar a palavra e encorajar o pensamento

Desde que começou a estação sinodal na Igreja católica, o mantra da escuta repete-se obsessivamente. É verdade, sofremos de um défice de escuta. Temos de aprender a escutar. Com a cabeça e sobretudo com o coração, com a alma. A escuta liberta da autorreferencialidade, requer mais empatia e esvazia o nosso narcisismo desenfreado.

Vaticano: «Água não pode ser motivo de guerras», alerta Francisco

O Papa assinalou ontem, 22 de março, no Vaticano, o Dia Mundial da Água, pedindo que a comunidade internacional se mobilize em defesa deste “bem primário”. “A água não pode ser objeto de desperdício, abusos ou motivo de guerras, mas deve ser preservada em nosso benefício e no das gerações futuras”, disse, no final da audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco apontou à Conferência da Água 2023, que começou ontem, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a primeira do género desde 1977.

Crises relacionadas à água colocam em risco 190 milhões de crianças, diz Unicef

Relatório aponta que doenças, mudança climática e falta de serviços de saneamento e higiene afetam especialmente 10 países da África Ocidental e Central, regiões com maior insegurança hídrica e climática do mundo; estudo é divulgado às vésperas da Conferência da Água, de 22 a 24 de março.

Papa em “conversa intimista” com jovens no novo documentário da Disney+

Recebe um salário? Tem telemóvel? Sabe o que é uma pessoa não-binária? Estas são apenas algumas das perguntas que um grupo de jovens coloca ao Papa no novo documentário da Disney+, com estreia marcada na plataforma de streaming para o próximo dia 5 de abril, quarta-feira da Semana Santa. Intitulado, “Amén: Francisco Responde”, o filme revela uma “conversa inédita e intimista”, onde são abordados temas que afetam particularmente a juventude, dos abusos de menores ao bullying, passando pela homossexualidade, o papel da mulher ou a perda de fé. Ver trailer

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo. “Vítimas… Que são tantas!”

Foi na madrugada do dia 11 de Março de 2004. Num espaço de tempo de poucos minutos, atentados terroristas em várias estações dos comboios suburbanos de Madrid tiravam a vida a 193 pessoas e feriram mais de 2.000, números que poderiam ter subido se as forças de segurança não tivessem descoberto mais três engenhos que estariam preparados para serem detonados quando chegassem aos locais os primeiros socorros às vítimas. Poucos dias passados, o Conselho Europeu instituiu o 11 de Março como “Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo”.

Arouca Geopark- Candidaturas abertas para concurso de fotografia “Passadiços do Paiva”

O Município de Arouca, a Associação Geoparque Arouca e o proprietário das páginas de Facebook e Instagram Passadiços de Portugal promovem a 1.ª edição do concurso fotográfico “Passadiços do Paiva”. As vinte melhores fotografias apresentadas a concurso darão origem a uma exposição a ocorrer no Museu Municipal de Arouca. As candidaturas decorrem até 25 de março.

Arouca Geopark e Jornada Mundial da Juventude plantam vida na Sra da Mó

Nem o frio afastou as cerca de 120 pessoas que, no passado sábado, 28 de janeiro, se deslocaram ao monte da Sra. da Mó e colocaram as mãos na terra com o objetivo de plantar 1200 plantas de diferentes espécies autóctones [carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber), amieiro (Almus lusitanica) e salgueiro (Salix atrocinerea)].

Chineses não “tiram as mãos” de África e intensificam extração de minerais

Os veementes apelos do Papa Francisco, no Congo, para que os grandes interesses internacionais retirassem as “garras” das riquezas dos povos africanos aparentemente não chegaram à China. Segundo informa a agência Asia News, as empresas chinesas buscam em África minerais estratégicos para responder à procura de carros elétricos e híbridos no seu país.

IRÃO: YASAMAN ARYANI LIBERTADA

Em 2019, esta ativista iraniana e a sua mãe, foram injustamente condenadas a 16 anos de prisão apenas por manifestações pacíficas contra as leis abusivas e discriminatórias do uso forçado do véu no Irão – uma dessas ações, foi a distribuição de rosas brancas no metro de Teerão, no dia da mulher.
No passado dia 15 de Fevereiro, Yasaman Aryani e a sua mãe, saíram em liberdade e hoje podemos todos celebrar graças a todas as pessoas que no mundo se mobilizaram.

Vaticano: Papa pede fim dos «cruéis sofrimentos» do povo ucraniano

O Papa recordou hoje, 15 de fevereiro, no Vaticano, as vítimas da guerra da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022 com a invasão russa, apelando ao fim do sofrimento da população.
“Não nos esqueçamos do querido e martirizado povo da Ucrânia, rezando para que os seus cruéis sofrimentos possam terminar quanto antes”, disse Francisco, no final da audiência pública semanal, que decorreu no Auditório Paulo VI.

Vaticano: Papa volta a afastar cenário de renúncia e diz que resignação nunca será «moda»

O Papa voltou a descartar o cenário de uma renúncia ao pontificado, em conversas com jesuítas africanos, divulgadas hoje pela revista ‘Civiltà Cattolica’, da Companhia de Jesus.

“Os Papas demissionários não se devem tornar, digamos assim, uma moda, algo normal”, referiu Francisco, durante a sua viagem à República Democrática do Congo e Sudão do Sul, que decorreu entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro.

As pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam morte continuam a prosperar

“Bunia, Beni-Butembo, Goma, Masisi, Rutshuru, Bukavu, Uvira… são lugares que os meios de comunicação internacionais quase nunca mencionam”, mas que Francisco fez questão de nomear na tarde desta quarta-feira, 1 de fevereiro.

Óscar Benavidez, o pároco de Mulukukú, condenado a 10 anos de prisão por dar opinião nas redes sociais

Óscar Benavidez tornou-se o primeiro padre condenado sob a figura de conspiração e cibercrimes, crimes inventados pelo regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo para prender opositores e todos aqueles que opinam contra o mesmo.

Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração

No passado mês de agosto, o Papa manifestou a sua “preocupação e tristeza” pela situação vivida na Nicarágua, e em setembro, os provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe escreveram uma carta aberta a pedir o fim da repressão no país. O Parlamento Europeu exigiu a libertação do bispo Rolando Álvarez, bem como uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.

Papa Francisco no Congo: A ousadia de mostrar ao mundo o que o mundo não quer ver

O Papa acaba de embarcar naquela que tem sido descrita como uma das viagens mais ousadas do seu pontificado, mas cujos riscos associados não foram motivo suficiente para que abdicasse de a fazer.

Mais do que uma viagem, esta é uma missão de paz.

E no Congo, em particular, onde os conflitos já custaram a vida de mais de seis milhões de pessoas e cuja região leste tem sido atingida por uma violência sem precedentes, a presença do Papa será determinante para mostrar a toda a comunidade internacional aquilo que ela parece não querer ver.

Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!

De acordo com estimativas citadas pelo Vatican News, os conflitos no Sudão do Sul já fizeram cerca de 400 mil vítimas e mais de dois milhões de deslocados internos, aos quais se somam 2,3 milhões de sul-sudaneses obrigados a fugir para países vizinhos, sobretudo para o Uganda, mas também para o Sudão e a Etiópia. Ao todo, cerca de 8,9 milhões de sul-sudaneses precisam agora de ajuda, enquanto os conflitos étnicos continuam em várias partes do país.

Tirem as mãos do Congo! Tirem as mãos de África

Será que sem a permanente reflexão que cabe às COMISSÕES JUSTIÇA E PAZ de cada Igreja Local poderá o Papa PÔR MÃO em tanta desumanidade?

“Tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África! Chega de sufocar a África!” O grito é do Papa Francisco que, no seu primeiro discurso depois de chegar à República Democrática do Congo (RDC), na tarde desta terça-feira, 31 de Janeiro, afirmou que África “não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear”

Direitos Humanos – Três anos após crise, enviada especial da ONU a Mianmar pede união internacional

A crise política em Mianmar entra hoje, 1 de fevereiro, no terceiro ano do golpe perpetrado pela junta militar.
É necessário libertar todos os presos políticos e ajudar a minoria Rohingya. No final de 2022, mais de 15,2 milhões de birmaneses sofriam com insegurança alimentar. Atualmente, mais de 17,5 milhões de birmaneses estão a precisar de ajuda humanitária comparado a 1 milhão antes do golpe. Segundo o Banco Mundial, 40% das pessoas no país estão vivendo abaixo da linha da pobreza.

Qualquer tentativa de destruir a Rússia significará o fim do mundo?

SERÁ ENTÃO QUE A HUMANIDADE SÓ ESTARÁ A SALVO QUANDO TODOS DISSEREM AMÉN AO SR. CIRILO PARA QUE ELE DIGA AMÉN AO SR. PUTIN…?

Frente a tanto sofrimento e destruição que atinge toda a Humanidade, não se deveria procurar ver, nesta SEMANA DE UNIDADE DOS CRISTÃOS, quem estará, de facto, a destruir a Rússia…?

Será que não caberia às COMISSÕES JUSTIÇA E PAZ de cada IGREJA LOCAL responder a essa questão…?

Como em todas as grandes ” calamidades da História” não se revelarão também aqui certos PECADOS DE OMISSÃO…?

Hoje, 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto,

Irene Pimentel, historiadora e Prémio Pessoa: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto.

“Os tempos atuais são muito desafiantes… Nunca pensei chegar a esta altura e assistir ao que assisto! Continua a haver pessoas que votam em ditadores…”, diz Irene Pimentel. É por isso que é levada a concluir que “a História nos ensina muito pouco”. Ou talvez sejam as pessoas que teimam em não aprender com ela.

Nunca é demais lembrar – Hoje, 23 de janeiro, é o Dia Mundial da Liberdade

A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.

Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Artigo 2.º: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

Papa envia mensagem aos 400 mil inscritos na JMJ Lisboa

São já 400 mil os jovens que iniciaram a inscrição para a JMJ Lisboa 2023 e o Papa gravou para eles uma mensagem em vídeo, que acaba de ser divulgada no site da jornada. Nela, Francisco diz alegrar-se “que tantos jovens venham porque precisam de participar”, anima outros a seguir o exemplo e pede a todos: “que nesta Jornada aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além”.

Dia Internacional da Educação dedicado a meninas e mulheres afegãs

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, dedica o Dia Internacional da Educação deste ano às meninas e mulheres afegãs.
Atualmente, 80% delas, em idade escolar, estão fora da escola, por causa da decisão das autoridades de facto de negar o acesso à educação secundária e superior.

A guerra esquecida em Cabo Delgado: soldados queimam cadáveres

A Amnistia Internacional (AI) denunciou a violência que contra civis, execuções extrajudiciais e outras violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional que continuam a ocorrer em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique.

ONG sugere taxar bilionários do setor alimentar para combater a fome em África

A Organização Não-Governamental (ONG) Oxfam disse esta segunda-feira que bastam duas semanas dos lucros obtidos pelos bilionários do setor alimentar para garantir o financiamento pedido pela ONU para combater a fome na África Oriental.

Materiais das armas que matam os birmaneses importados da Europa e EUA

A junta militar de Myanmar (Birmânia) tem vindo a massacrar o seu povo com armas fabricadas com materiais e componentes que lhe estão a ser vendidos por pelo menos 13 países, que incluem três da União Europeia, os Estados Unidos da América, o Japão, a Rússia e a China.

Taxar os bilionários para atender às necessidades de 99 por cento da população

Em dez anos, a riqueza dos bilionários quase duplicou e os mais ricos (1 por cento da população) concentram nas suas mãos o dobro da riqueza detida por 99 por cento dos habitantes do mundo inteiro.
Ficaria insensível ARISTIDES, frente a estas notícias…?

Unicef: alunos mais ricos são mais beneficiados por fundos para educação

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, divulgou um novo relatório revelando que crianças de famílias mais pobres são menos beneficiadas por financiamentos do governo para educação pública.

Quer assinar o livro de condolências de Bento XVI?

Segundo informou o Vaticano, o papa emérito Benedicto XVI faleceu às 9h34, hora italiana, deste sábado, 31 de dezembro de 2022. O seu corpo está na basílica de São Pedro para que os fiéis possam dar-lhe o último adeus.

Se não fazemos a paz, AGORA, que todos a desejam – QUANDO A IREMOS FAZER…?

Juntos, vamos fazer de 2023 um ano em que a paz seja restaurada nas nossas vidas, nos nossos lares e no nosso mundo..

Papa condena “ventos de guerra” que ameaçam humanidade

No Vaticano, na sua mensagem urbi et orbi, o Papa Francisco referiu-se aos ventos “gélidos” de guerra que ameaçam a humanidade, evocando precisamente o conflito que se desenrola na Ucrânia e o impacto que ele tem nas populações mais pobres do mundo. Desafiando Israel e Palestina a retomar o diálogo, Francisco referiu ainda o Líbano, a região africana do Sahel, o Iémen, Mianmar, o Irão e o Haiti, apelando ao fim do “derramamento de sangue”.

Em Guadalajara, México, católicos e judeus uniram-se para servir 40 mil jantares de Natal

A iniciativa, intitulada “10 mil Natais em um”, realiza-se pelo quarto ano consecutivo, e nunca tinha chegado a tantas famílias carenciadas como desta vez.

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

O local parece datar de entre os séculos VI e VIII e poderá fornecer chaves importantes para conhecer a influência cristã naquela área e em todo a região do Golfo, segundo o  Vatican News.

Jornada da Juventude 2023inscrições abertas

O Papa Francisco inscreveu-se, a 23 de outubro, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. É o primeiro peregrino do evento que vai ter lugar de 1 a 6 de agosto do próximo ano, em Lisboa

19 de outubro de 2021Aristides de Sousa Mendes recebe honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe honras de Panteão Nacional, em Lisboa.

março de 2021Requalificação e musealização da Casa do Passal – Aprovada candidatura 

Foi finalmente aprovada a candidatura da Câmara Municipal de Carregal do Sal do Projeto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal.

março de 2021Senado americano homenageia Aristides de Sousa Mendes

Resolução comemorativa homenageia o trabalho humanitário de Aristides de Sousa Mendes, aprovada por unanimidade pelo Senado dos Estados Unidos da América.

17 de junho de 2020Papa Francisco evoca exemplo de Aristides de Sousa Mendes

O Papa assinalou hoje no Vaticano o Dia da Consciência, data que evoca a figura do português Aristides Sousa Mendes, que salvou milhares de pessoas do holocausto nazi, durante a II Guerra Mundial.

julho de 2017 – Descendentes de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes recebidos em Belém

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no Palácio de Belém, um grupo de descendentes de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes

abril de 2017Presidente da República condecorou Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa homenageou Aristides de Sousa Mendes condecorando-o, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, tendo o seu neto Gerald Tremblay de Sousa Mendes recebido as insígnias.